sexta-feira, 12 de novembro de 2010

plano de aula:números e operações

A elaboração de jogos pelos alunos
Conteúdos abordados: números e operações
Competências e habilidades: leitura e interpretação de textos instrucionais (regras de jogo); produção de textos instrucionais; resolução de problemas, desenvolver conceitos e procedimentos matemáticos relativos a números, operações e álgebra.
Preparação da aula: após introduzir um determinado conceito com os alunos eles são organizados em grupos para elaborar jogos com esse conteúdo.
Tempo de duração do trabalho: aproximadamente 2 meses.
Porque elaborar jogos: Desafiar os alunos a elaborarem seus próprios jogos é uma proposta interessante de ser desenvolvida de 6ª a 9ª séries uma vez que permite a eles aprofundarem a compreensão sobre um conceito em especial, terem um contexto de resolução de problemas, exercitarem procedimentos matemáticos, perceberem como um jogo se estrutura, organizar um trabalho em grupo, planejar, executar e avaliar as ações de uma seqüência de atividades com um determinado fim.
É possível perceber que eles aprendem a ter uma percepção mais global das atividades e da integração entre elas, a fazer antecipações e planejamento, a se organizarem para realizar ações de modo mais independente, a estarem mais abertos às proposições e considerações de outras pessoas, a buscar consenso, a serem exigentes, a levarem uma tarefa até o fim, a terem confiança em si sabendo que podem planejar e fazer algo, avaliar seu percurso entre tantas outras coisas.
A fase preliminar: Conhecer diferentes jogos
A elaboração de jogos com os alunos envolve o planejamento de uma seqüência didática tal que o jogo construído seja a etapa final de um processo e não um fim em si mesmo. Nesse sentido não se trata de uma seqüência curta, exige muitas idas e vindas, a clareza das metas de ensino e aprendizagem e o envolvimento dos alunos em situações de planejamento e avaliação das ações e percursos por eles empreendidos. Não podemos pedir a elaboração de jogos para alunos que não conheçam. Por isso, antes de propor a elaboração desse material é recomendável que estabeleçamos na sala de aula um ambiente no qual eles convivam freqüentemente com os jogos, quer em situações mais livres ou em outras mais dirigidas.
1ª etapa: Apresente aos alunos a proposta de elaborar jogos. Inicie organizando os grupos e depois preparando uma aula na qual você e eles tragam jogos que sejam conhecidos. Podem ser jogos comerciais, mas seria bom que fossem trazidos também jogos que vocês já tenham feito nas aulas de matemática. O interessante é que seja uma aula dupla para que haja tempo de jogar e conhecer as regras dos jogos. Se for necessário repita a aula. Ao final proponha que eles analisem as regras, verifiquem as semelhanças e diferenças entre os jogos.
2ª etapa: Proponha que em grupos elaborem um jogo envolvendo o conteúdo que você deseja aprofundar. Eles precisam pensar nas regras, no nome e preparar o jogo para ser desenvolvido com outras pessoas. Nessa fase é importante que vocês estabeleçam: quem jogará o jogo que criarem, o tempo para a execução do projeto, os critérios de avaliação, a forma de trabalho, etc. Vale a pena dizer que eles podem fazer o jogo fora das aulas de matemática, mas sugerimos que a cada 15 dias você dedique uma aula para que eles tragam o jogo para ser analisado com você, para que possam mostrar como estão trabalhando, que tipo de dificuldades ou dúvidas apresentam, etc. Esse procedimento permite a você acompanhar o processo e fazer intervenções para orientar melhor os rumos do trabalho.
3ª etapa: Desde quando começam a planejar seu próprio jogo é interessante que saibam que não o farão para eles mesmos ou para entregar ao professor, isso porque acreditamos que quando os alunos sabem que textos escritos por eles terão um interlocutor que desconhece o que fizeram, passam a ser muito mais cuidadosos, a se preocuparem com a compreensão de suas idéias e com a clareza das informações que apresentam.
Antes de produzir um jogo em definitivo é importante que façam um "rascunho" e uma primeira escrita das regras, e joguem uns com os outros para experimentar . Para isso uma aula é reservada e os grupos jogam os jogos uns dos outros deixando em um papel as sugestões e as críticas sobre ele. Após essa etapa é organizada uma roda de discussão onde as impressões são trocadas entre autores e jogadores para os acertos finais. Às vezes, dependendo da turma e das necessidades esse processo é realizado mais que uma vez.
4ª etapa: finalizar o jogo e jogá-lo com as pessoas para as quais ele foi planejado (colegas da classe; colegas de outras classes; pais, etc)

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