sábado, 23 de abril de 2011

Matemática na alimentação

Matemática na alimentação
Veja o texto abaixo:

Os animais são curiosos pelas suas interessantes dietas e padrões de alimentação. Por exemplo, o urso pardo é um animal muito temido pelo seu tamanho e força, ainda que prefira comer frutas. E embora o urso polar possa comer quase 20% do peso do seu corpo durante uma refeição, ele pode fazer esta refeição de seis em seis dias. Veja a seguir algumas informações sobre a quantidade de comida que diferentes animais comem normalmente:
• O urso polar macho pode pesar mais do que 680kg e poderá comer cerca de 68kg durante uma refeição de 30 minutos, isto significa que ele necessita em torno de 11kg diários, já que faz suas refeições a cada seis dias.
• Um morcego pesa cerca de 28g e poderá comer 28 gramas de comida por dia.
• A abelha rainha pesa cerca de 0,113 grama mas poderá comer cerca de 9 gramas de comida por dia quando está pondo ovos.
• Em média, um tigre pesa cerca de 227kg e pode comer cerca de 35kg de carne numa única refeição. Em compensação, os tigres esperam vários dias para atacar um animal e fazer uma nova refeição, então ele utiliza, em média, 6,4kg de comida para manter sua energia corporal.
• Em média uma hâmster fêmea pesa cerca de 100g e consome cerca de 11g de comida por dia.
• Um elefante normalmente pesa 4,1 toneladas e come cerca de 180kg de comida por dia.
• Em média um beija-flor pesa cerca de 3,1g e deve comer cerca de 10 minutos durante um dia. O beija-flor deverá consumir aproximadamente 2g de comida por dia.
(Tradução livre – Animals as our Companions, Word’s Largest Math, NCTM)
1- Vamos analisar os dados construindo um gráfico de barras no qual uma das barras apresente o peso médio do animal (para cada um apresentado no texto) e a outra, a quantidade de comida de que ele precisa diariamente.

2- Refaça a representação dos gráficos em escalas diferentes, apropriados a cada um deles. Veja que o desenho em escalas diferentes nos permite melhor analisar os resultados e os dados. Observando os gráficos, comparando a quantidade de comida com o peso do animal, responda às perguntas:

– Qual animal come mais?
– Qual animal come menos?
– Dentre os animais menores, qual come mais? E menos?
– Dentre os animais maiores, qual come mais? E menos

Nenhum comentário:

Postar um comentário