sábado, 23 de abril de 2011

O Ensino da Geometria

O Ensino da Geometria
A Geometria é descrita como um corpo de conhecimentos fundamental para a compreensão do mundo e participação ativa do homem na sociedade, pois facilita a resolução de problemas de diversas áreas do conhecimento e desenvolve o raciocínio visual.
A Geometria não é só um dos ramos mais fascinantes da Matemática é, sobretudo, um dos mais notáveis produtos do intelecto do Homem e desempenha um papel na sua Civilização que nunca será demasiado sublinhar. Basta olhar ao nosso redor para observarmos inúmeras formas geométricas regulares e irregulares. Desde os princípios básicos da Geometria Euclidiana (ponto, reta, plano, etc.), até os dias atuais podemos notar as grandes transformações ocorridas na Geometria dos objetos, das casas, das artes, arquiteturas novas e arrojadas surgem desafiando todas as formas da Geometria clássica.
Nos primeiros conceitos relacionados à Geometria devemos enfatizar as formas originais e básicas e os Matemáticos responsáveis por tais estudos, Tales, Pitágoras, Platão, Arquimedes Euclides, René Descartes, José Anastácio da Cunha, Gauss, entre outros.
A Geometria é uma ciência muito antiga. Conhecimentos geométricos não triviais já eram dominados no Egito antigo, na Babilônia e na Grécia. Na forma como conhecemos, podemos estabelecer o seu ponto inicial na Grécia, no tempo de Ptolomeu I, quando Euclides escreveu os Elementos. Ele ficou famoso pela concepção do livro em si, considerado como o primeiro tratado científico, modelo para todos os outros em qualquer ramo da ciência, e pela escolha que fez dos axiomas.
A Geometria Euclidiana permite que façamos uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centros de gravidade de objetos, etc.
Por volta de 1820 um grande matemático da época chamado Gauss começou a se interessar pela existência de uma geometria que não fosse à de Euclides, já que a geometria de Euclides é aplicada em superfícies planas, e essa teoria não poderia ser aplicada a superfícies curvas. Surgiu então a necessidade de se estabelecer uma nova geometria: “a geometria não- euclidiana” para resolver esse tipo de questão. Ela se divide em vários segmentos, e temos como exemplo, a geometria hiperbólica, a geometria esférica, a geometria projetiva e a geometria fractal.
O ensino da Geometria, no Brasil, que teve grande destaque no início do século XX, encontra-se num processo de progressivo abandono a partir de 1971, tanto nas escolas do ensino formal pré-universitário quanto nos cursos de formação profissional do terceiro grau. Muitos professores não trabalham geometria por desconhecerem essa parte do ensino da matemática, e também muitos livros didáticos, utilizados nas escolas, apresentam os conteúdos de geometria nos capítulos finais e sem ligação com os assuntos abordados anteriormente.
Mas isso precisa ser mudado. Cabe ao professor de matemática, estudar, pesquisar, conhecer de fato, essa parte da matemática tão importante e presente em nosso dia-a-dia. Dessa forma, para que o aluno construa seu conhecimento geométrico, o educador deve se preocupar inicialmente em inseri-lo em atividades que sejam interessantes e compreensíveis para o educando, tais como jogos, brincadeiras, construção e manipulação de materiais concretos, observações, leituras, tarefas, resolução de problemas, enfim, atividades que permitam ressaltar posteriormente, num trabalho coletivo de síntese que envolva uma busca de significações sobre o vivido e o aspecto geométrico envolvido.
Neste contexto, faz-se necessário uma nova visão a respeito do ensino de geometria, onde a busca de novas metodologias deve ser um dos objetivos principais do professor. A riqueza do tema permite uma infinidade de alternativas. Cabe a nós desenvolvermos o papel de instigador, apresentando essas atividades e permitindo ao aluno a liberdade de expressar suas habilidades e desenvolver seu intelecto. Desta forma, ensinar geometria é muito mais que repassar conteúdo é, além disso, uma atividade com potencial de tornar um aluno capaz de raciocinar e conhecer melhor o mundo a sua volta. Acreditamos nela como ciência e do professor como o responsável pela sua divulgação, através de novas metodologias e boa vontade de ensinar.

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