sábado, 23 de abril de 2011

Investigação Matemática: O número PI

Investigação Matemática: O número PI
1)Escolha cinco objetos circulares, em seguida, faça as anotações :
Objetos Diâmetro Comprimento c/d Resultado











-O que você observou ao concluir essa atividade?_______________________________________________
_______________________________________________________________________________________

-O que você verificou ao fazer os cálculos?_____________________________________________________
_______________________________________________________________________________________
O que representa o número Pi?
O número PI representa o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. É a mais antiga constante matemática que se conhece. É um número irracional, com infinitas casas decimais e não periódico.
O fascínio pela determinação do seu valor têm acompanhado a matemática ao longo da sua história. Desde cedo que se teve consciência de que o seu valor é constante. No Antigo Testamento, no Livro dos Reis e nas Crónicas, o valor de PI era 3. Na Babilónia, esse valor era de 25/8. Para os egípcios, de acordo com o papiro de Rhind, = 4(8/9)² = 3.16. Estes valores foram determinados recorrendo a medições (ver atividade).
Entretanto, o valor de PI passou também a ser determinado através de cálculos teóricos. Por exemplo, Arquimedes (287-212 a.C.) situou o valor de entre 3(1/7) e 3(10/71), fazendo aumentar o número de lados de um polígono inscrito. Por sua vez, Ptolomeu, em 150 d.C., estimou esse valor em 3,1416.
Piada sobre circunferência: na França existia uma pessoa que se chamava Pierre (חr) e no quintal de sua casa existia uma grande árvore. Um dia Pierre (חr) tentou medir a largura desta árvore e abraçou-a, mas não conseguiu. Ele pediu ajuda ao seu vizinho que coincidentemente chamava-se Pierre (חr) e juntos conseguiram abraçar a árvore. Logo foi necessário dois Pierre para medir a largura da árvore. Por isso que o comprimento da circunferência é 2r ח
BOM DIA, NÚMERO PI!
Exploradores alienígenas desde ontem, catalogaram o que viram e acharam de engraçado...
Um dizia: esse povo tem no número PI uma dedicação enorme por ele.
Vejam só: entrei numa casa e vi a dona PIuvanna dizendo para o marido: oh, PIo.. cuida do PIvete que ele fez PIPI e repare se ele estar com PIolhos. O marido diz: são PIcadas apenas e posso dar para ele PIpocas ou PIrulito? Ficou PInel ou tomou PItu? PInochet é PIxotinho e pode se engasgar!
Ora... Faz ele assistir sentado no PIso, ao programa do PIca-pau pegando os trouxas com PIrita em vez de ouro. Enquanto isso, vou fritar as PIabas e cozinhar os camarões PItus que você diz que o seu amigo PIcolino lá de PIcos... trouxe. Eu preferia um PIrarucu, PIranha ou PIraíba. Mas, não havia Piracema! Tá certo, o sr PIva, o nosso vizinho, PIlou no PIlão uma carne. Será que era PIcanha? Não sei, só sei que vou dar um PIcolé para o menino, está PIrado de fome.
Outro alienígena, também falou: é isso mesmo... fui numa escola e lá a professora perguntava aos alunos uma coisa e eles sempre respondiam algo com o PI. Por exemplo: Fruto ardido? PImenta: fruta da PItangueira? PItanga; cobra muito grande da Ásia ? PIton; construção de pedras antigo? PIrâmide; glândula na base do cérebro? PIneal; matemático famoso por causa de um teorema? PIerre de Fermat; PIlotam avião? PIlotos; utensíllio de cozinha para lavar louça? PIa; sigla do estado do PIauí? PI; revestimento asfáltico nas estradas ? PIche;
Esperem aí, só para o que também levantei, falou um terceiro: Fui a um circo e lá o número PI, também é corriqueiro... pois vejam só: O palhaço chama-se PIlantra; tem a trapezista PItulina; o PIanista com o seu PIano; a bailarina PIná faz PIruetas; o mágico PIrata tem a marionete do PInóquio; o ator PIerrot pra PIorar e o seu nervosismo vai para o bar tomar PIleque e no PIcadeiro, entre número de PIrotecnia se apresentam com a PIra Olímpica, para um público que fica PIradão de contente!
Mais alienígenas chegaram com os seus relatórios e o que seria o seu chefe, falou: depois, e imagino que tenha sido, assim que começaram a sair para o espaço, notaram então que o seu planeta tendo a forma esférica e fazendo as medições, encontraram a famosa constante, advinda sempre quando se divide a medida do comprimento de qualquer circunferência pela medida do seu diâmetro. Não sei não! Será que eles estão doentes? Será que esse mal pega?
Muitos alienígenas opinando: cremos que seria o mais certo a fazer era cair fora daqui, pois hoje, segundo os últimos levantamentos, eles estão mais doentes ainda por causa da data e a hora... é muito suspeito mesmo!
O chefe: O que tem isso?
Os outros: eles estão alvoroçados pela marcação do tempo... mês 03 e dia 14...?????

O chefe: Três... Quatorze...? Todos para as naves e vamos embora! Estão doentes mesmo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário