sábado, 23 de abril de 2011

Matemática na Alimentação

Matemática na Alimentação
Alimentar-se bem é comer muito?
A boa alimentação pode ser uma forte aliada na prevenção de doenças e também no auxílio ao tratamento de diversos males, incluindo o câncer. Alimentar-se bem não significa comer muito, e sim, consumir alimentos que ofereçam os diversos nutrientes de que um organismo precisa para estar equilibrado. Alimentar-se bem significa, também, fracionar as refeições, ou seja, optar por pequenas porções em cada refeição e fazer entre cinco e seis refeições diariamente. Comer a cada três horas permite que cada refeição tenha porções reduzidas e possibilita melhor aproveitamento nutricional, com a inclusão de todos os nutrientes adequados ao longo do dia.
Entre os conselhos gerais tradicionalmente dados a quem busca alimentar-se corretamente, um refere-se à ingestão de gordura animal. Alimentos de origem animal devem fornecer, no máximo, um terço do aporte calórico diário, ficando os demais dois terços a cargo dos alimentos de origem vegetal, como grãos, verduras, cereais, legumes e frutas.
Gordura animal em excesso traz problemas à saúde e é um dos fatores de risco para o surgimento do câncer ou de doenças cardiovasculares. Já os alimentos de origem vegetal têm a vantagem adicional de fornecer todas as demais substâncias e nutrientes necessários ao organismo, como os antioxidantes ou a vitamina C, para citar apenas alguns.
Evitar frituras em excesso - reduzindo os alimentos fritos a duas refeições por semana -, não reutilizar óleo para fritar e dar preferência a óleos de origem vegetal para o cozimento, são outras recomendações. O azeite de oliva deve preferencialmente ser utilizado em saladas cruas ou para refogados.
Finalmente, variar os alimentos em cada refeição, fazer pratos bem coloridos e comer duas frutas ao dia são a garantia de ter uma alimentação saudável e equilibrada.
Índice de massa corporal (IMC)
O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal.
Ele foi desenvolvido pelo polímata Lambert Quételet no fim do século XIX. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
IMC em Crianças e Adolescentes
As crianças naturalmente começam a vida com um alto índice de gordura corpórea, mas vão ficando mais magras conforme envelhecem. Além disso, também há diferenças entre a composição corporal de meninos e meninas. E foi para poder levar todas essas diferenças em consideração que os cientistas criaram um IMC especialmente para as crianças, chamado de IMC por idade. Os médicos e demais profissionais nutricionistas usam um conjunto de gráficos de crescimento para seguir o desenvolvimento de crianças e jovens adultos dos dois aos 20 anos de idade. O IMC por idade utiliza a altura, peso e idade de uma criança para determinar quanta gordura corporal ele ou ela tem e compara os resultados com os de outras crianças da mesma idade e gênero. Ele pode ajudar a prever se as crianças terão risco de ficar acima do peso quando estiverem mais velhas. Cada gráfico contém um conjunto de curvas que indica o percentil da criança. Por exemplo, se um garoto de 15 anos de idade está no percentil 75, isso significa que 75% dos garotos da mesma idade têm um IMC mais baixo. Ele tem o peso normal e, embora seu IMC mude durante seu crescimento, ele pode se manter nas proximidades do mesmo percentil e permanecer com um peso normal. A faixa de IMC normal pode ficar mais alta para as meninas conforme elas vão amadurecendo, já que as adolescentes normalmente têm mais gordura corporal do que os adolescentes. Um garoto e uma garota da mesma idade podem ter o mesmo IMC, mas a garota pode estar no peso normal enquanto o garoto pode estar correndo risco de ficar acima do peso. Os médicos dizem ser mais importante acompanhar o IMC das crianças ao longo do tempo do que olhar um número individual, pois elas podem passar por estirões de crescimento.
Limitações do IMC
Há alguns problemas em usar o IMC para determinar se uma pessoa está acima do peso. Por exemplo, pessoas musculosas podem ter um Índice de Massa Corporal alto e não serem gordas. O IMC também não é aplicável para crianças, sendo que precisa de gráficos específicos. Além disso, não é aplicável para idosos, para os quais se aplica classificação diferenciada. O IMC é o valor de massa corporea, que as diferenças raciais e étnicas têm sobre o Índice de Massa Corporal. Por exemplo, um grupo de assessoramento à Organização Mundial de Saúde concluiu que pessoas de origem asiática poderiam ser consideradas acima do peso com um IMC de apenas 23.
Método mais preciso
O Índice de Massa Corporal, apesar de conter alguns pontos fracos, é um método fácil no qual qualquer um pode obter uma indicação, com um bom grau de acuidade, se está abaixo do peso normal, acima do peso ideal, ou obeso. Porém, o método mais preciso para determinar se a pessoa está gorda é a medição do percentual de gordura do corpo.
Atividade 1:
Sem uso da calculadora, cada participante deve calcular seu Índice de Massa Corporal dada pela fórmula:

ÍNDICE DE MASSA CORPORAL =PESO (em kg) / ALTURA ² (em metros)

Índice
Acima de 40

Abaixo de 20
Abaixo do ideal

Entre 20 e 25
Peso ideal

Entre 26 e 30
Acima do ideal

Entre 31 e 35
Obesidade leve

Entre 36 e 40
Obesidade moderada

Acima de 40
Obeso

Cada grupo deve descobrir o índice médio do grupo, verificar quem está acima ou abaixo da média, e se o grupo, como um todo, está em boa forma física ou não.
Afinal, esta oficina vai demandar muita energia: bom para quem está em forma, e melhor ainda para os grupos que precisam melhorar seus índices. Descobrir quanto cada um deve ganhar/perder para ficar com o IMC igual ao do grupo
Atividade 2:
De acordo com a notícia publicada no Diário de Notícias, algumas manequins foram impedidas de desfilar na “Passarela Cibeles”, um conceituado desfile de moda realizado em Madrid. Cinco manequins não desfilaram, porque o Índice de massa Corporal (IMC) era inferior a 18.
Este índice (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade de um indivíduo e depende da sua altura e do seu peso. A fórmula para calculá-lo é a seguinte:

IMC: Peso (kg) /Altura²(m)

2.1 De acordo com o site oficial da top model brasileira, Gisele Bündchen tem 1,79 m de altura e pesa 54 kg. Seria esta modelo impedida de desfilar em
Madrid?

2.2 A Organização Mundial de Saúde considera que um indivíduo tem “peso normal” quando o seu IMC se enquadra no intervalo [18,5; 24,9]. Entre que valores deverão variar o peso de um indivíduo com 1,79 m de altura, para que a Organização Mundial de saúde o considere de peso normal? Explique como chegou à resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário